Archive for September, 2013

Governo autoriza licitação para nova iluminação da Serra do Rio do Rastro

O governador em exercício Eduardo Pinho Moreira assinou, na tarde desta quarta-feira, 11, a autorização para o lançamento do edital de licitação para instalação de nova iluminação em LED e câmeras de vigilância na Serra do Rio do Rastro. O investimento será de R$ 1,130 milhão, sendo R$ 630 mil da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Esporte (Sol), através do Funturismo, e R$ 500 mil do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra)

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Segundo Moreira, o Estado que ganhou pela sétima vez consecutiva o título de Melhor Destino Turístico do Brasil precisa preservar as suas belezas naturais e dar segurança a quem transita nas rodovias catarinenses. “A Serra do Rio do Rastro é uma importante rodovia turística e de integração, por isso, esta obra de iluminação de LED e câmeras de monitoramento, que estarão conectadas à Polícia Militar, permitirão mais segurança, benefícios turísticos e conforto aos usuários”, disse.

Fonte: http://deinfra.sc.gov.br

Barreiras de proteção na SC 401

No quilômetro 19 da SC-401, o Deinfra iniciou a colocação de duas barreiras de concreto na rodovia. Elas têm como principal vantagem em relação às defensas metálicas uma maior absorção de choque”, disse o presidente da autarquia, Paulo Meller.

O trabalho deverá ser concluído em cinco dias, caso as condições climáticas sejam favoráveis, calculou o superintendente regional, Cléo Quaresma. Esta é a última etapa da correção deste ponto crítico – iniciada em 5 de junho – na rodovia, com investimento de R$ 1.126.481,37 pelo Governo do Estado, através do Pacto por Santa Catarina.

Além da suavização da curva, o seu bordo externo foi elevado em seis centímetros (Bairro-Centro), e o interno do sentido contrário, alargado. As defensas metálicas instaladas no local foram substituídas pelos muro de concreto, tipo New Jersey.

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Fonte: Via Web site deinfra.sc.gov.br

 

Deinfra padroniza procedimentos para aplicação de novas tecnologias

O Deinfra começou a padronizar as técnicas de pavimentação rodoviária em implantação em Santa Catarina. “Estamos trazendo para as nossas estradas as mesmas tecnologias aplicadas com sucesso pelas concessionárias das rodovias federais e precisamos nivelar o trabalho dos nossos prestadores de serviços”, disse o presidente da autarquia, Paulo Meller, na abertura do workshop “Novas Técnicas de Pavimentação”, em Joaçaba.

O asfalto morno é uma dessas novas técnicas rodoviárias, comentou o diretor de Planejamento e Projetos do Deinfra, William  Wojcikiewicz. Para detalhar os procedimentos de seu uso, o representante da MWV Specialty Chemicals, o norte-americano Michael Plouff, participou do encontro e também de uma visita técnica ao trecho com aplicação desse material, entre Jaborá e a BR-153. Já o micro asfalto, mais rugoso que o tradicional, salientou o diretor, além de rejuvenescer o pavimento, aumenta significativamente o nível de segurança para os usuários, inclusive em dias chuvosos.

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Fonte: Via http://deinfra.sc.gov.br

Construção do contorno viário em Florianópolis deve começar em março de 2014

Finalmente a construção do contorno de Florianópolis tem data para começar – 15 de março de 2014 – mas não significa que as preocupações acabaram. As audiências públicas, que começam em 45 dias e serão realizadas em Biguaçu, Palhoça e São José, são tratadas com zelo porque pontos que não ficarem bem explicados podem levar a novos atrasos na obra, que deveria ter sido entregue em fevereiro do ano passado.

A situação mais preocupante é a de Palhoça, onde o prefeito Camilo Martins percorreu gabinetes em Brasília durante a última semana tentando mudar o traçado do contorno. Ele justificou que muitos moradores da cidade reclamaram da forma como foram abordados por técnicos e ficaram assustados ao saber que terão os imóveis desapropriados.

Camilo também reclamou que o traçado vai separar áreas inteiras da cidade. O diretor da ANTT explicou que as pessoas receberão os valores de mercado e viadutos podem ser incluídos no projeto para evitar o isolamento de bairros.

Pelo documento, a cada atraso no cronograma haverá desconto na tarifa do pedágio e quatro episódios consecutivos podem fazer a Autopista Litoral Sul perder a concessão. Ficou acertado na reunião que a partir de outubro haverá encontros na primeira semana de cada mês para avaliar o andamento das obras, e a primeira avaliação trimestral será em dezembro, quando será feito um balanço do que foi realizado.

Em caso de atraso, haverá redução da tarifa em todas as praças de pedágios em funcionamento (Araquari, Porto Belo, Garuva e São José dos Pinhais – PR). A obra do contorno vai começar em março pelo chamado trecho intermediário, de 11,4 quilômetros (ver mapa), onde as desapropriações e o projeto executivo estão avançados neste ponto.

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Fonte: Jornal Diário Catarinense – 02/09/2013