Archive for April, 2014

Funai autoriza construção de quarta pista para alargamento da BR-101na Palhoça

palhoca
Depois de ouvir a comunidade indígena e ter a garantia do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) de que as exigências de adequação ao projeto seriam atendidas, a Fundação Nacional do Índio (Funai) disse sim ao início das obras de uma quarta faixa no trecho de Morro dos Cavalos. O alargamento da rodovia será entre os quilômetros 232 e 235 da BR-101, em Palhoça.

O acordo foi selado após uma reunião na aldeia e teve o Ministério da Justiça como testemunha. Para que seja oficializado o acerto, no entanto, o DNIT precisa encaminhar documento formal para a Funai até quarta-feira com os adendos ao projeto.

Fonte: diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc

Foto: Jessé Giotti / Agência RBS

Obras do túnel do morro do Formigão, na BR 101, estão próximas do fim

As obras de transposição do morro do Formigão, em Tubarão, com a construção de um túnel de 530 metros de comprimento, estão próximas do fim. Na sexta-feira, a escavação da parte norte encontrará a parte sul. Nesta segunda-feira eram apenas 25 metros que separavam os dois lados.

t4
Depois de aberta a ligação, de acordo com o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), Avani Aguiar de Sá, faltariam 30% em obras complementares para a conclusão do túnel e a liberação. Pelo cronograma, a etapa a ser atingida na quinta-feira estava prevista só para maio. Mas ainda é cedo para o DNIT anunciar quando o tráfego será liberado no local.

t3

Após a escavação do túnel também começa o processo de rebaixamento do solo – 3,5 metros, com o desmonte de rochas comuns –, no qual não há necessidade de utilização de explosivos. Orçado em R$ 57 milhões (R$ 3,6 milhões é repasse mensal), o trecho já recebeu 60% do investimento.

tt5

Confira toda a matéria no site Clic RBS, acessando aqui.

Fonte da matéria: Via Site Clic RBS

Créditos das fotos: Caio Marcelo/Agencia RBS