Estabilização do maciço que deslizou na SC-401 com as chuvas

O trabalho que permitiu a estabilização do maciço Cacupé, no km 14 da rodovia SC-401, em Florianópolis, depois dos estragos ocasionados pelas chuvas torrenciais de novembro de 2008, sem interromper o uso da estrada

É a engenheira Ana Paula da Silva Machado, da empresa de engenharia Sotepa Ltda., quem conta tecnicamente essa história, conforme resumo aqui publicado. Ela informa que o escorregamento da encosta de Cacupé foi de grandes proporções, causando vítimas fatais e danos rodoviários. Trabalho de engenharia, com projeto executivo daquela empresa e execução a cargo da Construtora Espaço Aberto e fiscalização a cargo do Deinfra/SC, permitiu a estabilização do maciço e a conseqüente solução do problema.
Segundo a engenheira, as causas que contribuíram ou foram determinantes para a desestabilização e evolução do processo de ruptura (movimento de terra), foram a constituição do material presente no corte caracterizado por um solo com matacões e blocos de rocha de dimensões consideráveis imersos na matriz terrosa; material heterogêneo e inconsistente do ponto de vista do comportamento mecânico; condições hidrológicas de infiltração e saturação do terreno e erosão externa do talude provocada pelos pontos de descida d´água.
As condicionantes de estabilidade intervenientes, associadas à erosão do talude, levaram o maciço a um aumento do seu próprio peso; ao aumento da pressão neutra; à diminuição dos parâmetros de estabilidade como a resistência ao cisalhamento, ângulo de atrito interno e coesão, provocando o corte e a queda progressiva de material.


“Eventos naturais, especialmente fortes chuvas, são as principais causa dos deslizamentos de terra e isso está chamando atenção para maiores debates e discussão do tema, buscando-se soluções para os problemas que estamos enfrentando e que enfrentaremos nos próximos anos”, informa o trabalho da engenheira, prosseguindo:
“É grande o número de escorregamentos que ocorrem sem uma causa aparentemente clara, apesar da estabilidade de alguns taludes ser comprometida pela ação humana. Taludes naturais, em princípio estáveis, podem se romper súbita e inesperadamente. As duas causas mais comuns são as variações na frente de saturação e a alteração ou modificação progressiva da estrutura do solo sob a ação de agentes geológicos. Este trabalho abordou informações referentes ao Projeto e Execução para a Estabilização do Maciço de Cacupé, que deslizou após a excepcional precipitação que ocorreu em novembro de 2008 que assolou o Estado de Santa Catarina.
O deslizamento aconteceu numa das rodovias estaduais de maior volume de tráfego, em torno de 30 mil veículos durante a temporada de verão, que liga o Norte da Ilha ao Centro de Florianópolis e é o principal acesso às praias de Jurerê, Canavieiras e Ingleses – Rodovia SC-401.
Por ser uma rodovia efetivamente importante, o Deinfra e a comunidade de Florianópolis não admitiram a hipótese de seu fechamento durante a execução das obras, exigindo que qualquer solução indicada para eliminar o risco iminente de novo deslizamento fosse implantada com a manutenção do tráfego na rodovia. Como foi apresentado no trabalho, apesar da peculiaridade da obra, a rodovia só foi fechada nos momentos das detonações de rocha. Por fim, é importante salientar, que todos os cuidados foram tomados para realizar um trabalho de qualidade, com segurança, entregando à sociedade uma obra que, além se resolver um problema sério de estabilidade de encosta, ainda gerou volume de material importantíssimo para a conclusão da duplicação da rodovia SC 401, em seus 7 km finais.”

Fonte: Revista o Empreteiro, Nº494 – Fevereiro de 2011

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