Archive for the ‘Obras em SC’ Category

Transferência de 20% da carga da Ponte Hercílio Luz foi realizada com sucesso em Florianópolis

Operação teve como objetivo aliviar a tensão das torres para que agora possam ser iniciadas as próximas etapas do processo de restauração. A atual estrutura da ponte passa a ter contato direto com o suporte provisório.

Pontos de elevação
Foram instalados 54 pontos de elevação ao longo da ponte em dois processos. Em cada um deles, foi colocado um macaco hidráulico. Cerca de 200 profissionais atuaram no processo – 75 em cima da ponte.

“Essa aproximação de 10 centímetros garante a transferência de um peso de 880 toneladas da estrutura da ponte para a estrutura provisória. A aproximação total entre ponte e estrutura provisória, com transferência de 100% da carga, exige um deslocamento de 50 centímetros. Os 80% restantes, ou seja, mais 40 centímetros, serão transferidos em uma nova operação prevista para ocorrer na metade deste ano”, afirma o governo, em nota.

Próxima etapa
O próximo trabalho será no vão central, com a sustentação das barras de olhais. Serão construídas 26 torres, com peso total de 440 toneladas, que vão sustentar as barras de olhais para o trabalho de restauração. Conforme o governo, esse peso extra não poderia ser transferido antes de aliviar o peso total sustentado pela própria ponte.

Confira toda a matéria no G1 Santa Catarina clicando aqui!

Créditos: Foto: Gabriela Machado/RBS TV – Matéria: Site g1.com