Archive for May, 2015

Iniciativa contribuirá para a revitalização do rio Ratones

Iniciativa contribuirá para a revitalização do rio Ratones

Brasília (28/05/2015) – O Departamento Estadual de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra) iniciou, na última semana, as sondagens para elaboração do projeto de engenharia para retirada das comportas dos rios Ratones e Papaquara, sob as pontes da rodovia SC-402, localizados na Estação Ecológica (Esec) de Carijós, em Florianópolis (SC).

rio_ratones

A iniciativa contribuirá para a revitalização do rio Ratones, importante curso d’água da Unidade de Conservação (UC). Silvio Souza, chefe da Esec, destaca a relevância da ação: “O Deinfra e o Governo do Estado compreenderam que a retirada das comportas é uma obra fundamental para a recuperação e proteção ambiental na ilha de Santa Catarina”.

O acordo para retirada das comportas foi firmado em fevereiro de 2015, entre Deinfra, Instituto Chico Mendes e a Defensoria Pública da União, em nome da Associação dos Pescadores do Rio Ratones. O compromisso garantirá a retirada no prazo de um ano.

Uma empresa contratada pelo Governo do Estado está responsável por elaborar os estudos de impacto e o projeto de engenharia necessários para determinar como será feita a retirada das comportas e a estabilização da ponte. “Estamos bastante contentes com o compromisso assumido e as ações em execução pelo Deinfra”, afirmou o chefe da Estação Ecológica.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280

Equipe técnica da American Bridge faz nova visita à ponte Hercílio Luz

ponte

Após visitarem a ponte e conferirem o andamento das obras emergenciais, os representantes reafirmaram o interesse na restauração. Dentro de 30 dias a empresa deve apresentar um projeto de execução da reforma com prazo de entrega e orçamento. O governo do Estado tem R$ 130 milhões de financiamento do BNDES reservados para esta etapa.

O engenheiro da empresa, Miguel Ló, informou ao governo do Estado que tem certeza de que a empresa conseguirá realizar o serviço e que o procedimento já foi realizado em outras pontes nos Estados Unidos. A American Bridge é a mesma empresa que realizou a construção da ponte entre 1922 e 1926.

Confira toda a matéria acessando aqui.

Fonte: Via website Jornal Diário Catarinense – Foto: James Tavares / Secom