Construção do contorno viário em Florianópolis deve começar em março de 2014

Finalmente a construção do contorno de Florianópolis tem data para começar – 15 de março de 2014 – mas não significa que as preocupações acabaram. As audiências públicas, que começam em 45 dias e serão realizadas em Biguaçu, Palhoça e São José, são tratadas com zelo porque pontos que não ficarem bem explicados podem levar a novos atrasos na obra, que deveria ter sido entregue em fevereiro do ano passado.

A situação mais preocupante é a de Palhoça, onde o prefeito Camilo Martins percorreu gabinetes em Brasília durante a última semana tentando mudar o traçado do contorno. Ele justificou que muitos moradores da cidade reclamaram da forma como foram abordados por técnicos e ficaram assustados ao saber que terão os imóveis desapropriados.

Camilo também reclamou que o traçado vai separar áreas inteiras da cidade. O diretor da ANTT explicou que as pessoas receberão os valores de mercado e viadutos podem ser incluídos no projeto para evitar o isolamento de bairros.

Pelo documento, a cada atraso no cronograma haverá desconto na tarifa do pedágio e quatro episódios consecutivos podem fazer a Autopista Litoral Sul perder a concessão. Ficou acertado na reunião que a partir de outubro haverá encontros na primeira semana de cada mês para avaliar o andamento das obras, e a primeira avaliação trimestral será em dezembro, quando será feito um balanço do que foi realizado.

Em caso de atraso, haverá redução da tarifa em todas as praças de pedágios em funcionamento (Araquari, Porto Belo, Garuva e São José dos Pinhais – PR). A obra do contorno vai começar em março pelo chamado trecho intermediário, de 11,4 quilômetros (ver mapa), onde as desapropriações e o projeto executivo estão avançados neste ponto.

contorno

Fonte: Jornal Diário Catarinense – 02/09/2013

Escreva um Comentário