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SOTEPA ganha produtividade e precisão em projetos de infraestrutura

06/04/2012 – SOTEPA ganha produtividade e precisão em projetos de infraestrutura

Com uso do software PowerCivil for Brazil, da Bentley Systems, empresa já calcula aumento na produtividade e nos lucros

Os projetos de rodovias na região sul do País desenvolvidos pela SOTEPA (Sociedade Técnica de Estudos Projetos e Assessoria), empresa que atua há 39 anos na área de consultoria de engenharia, passaram a ser implementados com mais agilidade. Os resultados expressivos foram obtidos a partir do uso de um software da área de projeto de rodovias específico para a plataforma MicroStation: o PowerCivil for Brazil, da Bentley Systems, Incorporated,  empresa líder dedicada a oferecer soluções abrangentes de software para a infraestrutura sustentável. O case foi um dos destaques da Bentley durante o Brazil Road Expo 2012.

“A partir da implantação do PowerCivil for Brazil, evoluímos nosso fluxo de trabalho, com melhora significativa na nossa produtividade e avanço na apresentação do projeto aos fiscais e destinatários finais de seus contratos”, avalia o Diretor-Adjunto de Projetos, Marledo Manoel da Silveira, da SOTEPA.

Para se ter uma ideia, as ferramentas de coordenadas geométricas do software possibilitaram que um projeto de sinalização de 20 km fosse feito em apenas dois dias. “Anteriormente, o tempo que se levava para os estudos da geometria dependia da experiência do projetista em entender o problema, encontrar as soluções e processar as mesmas. A ferramenta permite que o operador/técnico consiga mais rapidamente chegar a estes objetivos”, completa o engenheiro. “O impacto nos lucros está aparecendo à medida que estamos conseguindo levar a termo mais contratos em um mesmo período de tempo que levávamos para entregar um projeto apenas.”

Para a SOTEPA, a escolha pelo PowerCivil for Brazil se deu em função da experiência positiva com a ferramenta, além da confiança na ITIS Tecnologia, integradora de soluções e parceira da empresa desde a implantação do modelo CAD MicroStation há 17 anos. A ITIS é a representante da Bentley, comercializando os produtos da companhia nas regiões Sul e Sudeste do País.

Entre os benefícios do software apontados pela SOTEPA está a interface flexível que permite a integração entre o ambiente de desenho com o de projeto, simplificando muito o processo. “O traçado horizontal agora pode ser alterado interativamente, movendo, incluindo ou excluindo vértices. Quando estas alterações ocorrem, o software ajusta automaticamente os pontos de interseção vertical sem precisar reprojetar o traçado. As ferramentas usadas anteriormente pela SOTEPA não permitiam todas estas facilidades”, explica o engenheiro Ivan Warcken Berticelli, chefe da equipe de Projeto Geométrico.

Como resultado, as superfícies de projeto permitem republicar a qualquer momento todos os elementos do projeto geométrico, já nos padrões pré-definidos em planta, além de simplificar a elaboração de maquetes tridimensionais. “No final do trabalho ainda é possível passear pelo projeto com a ferramenta Drive Roadway”, diz.

Ferramentas como Vertical Gore e Multi-center Curve têm ajudado os engenheiros e projetistas da SOTEPA nos cálculos mais complexos de ajuste de greide em interseções e rampas de acesso à via principal. “Esta funcionalidade foi de grande ajuda no projeto da Rua Humberto de Campos, em Blumenau, onde cada pista obedecia a um greide distinto”, exemplifica o engenheiro. A produtividade e agilidade das ferramentas de coordenadas geométricas fizeram com que os projetistas passassem a usá-las na relocação de postes, abrigos de passageiros, entre outros elementos de obras complementares. A empresa prepara-se, ainda, para iniciar o uso e a integração das ferramentas de drenagem, o que certamente trará outro salto de produtividade no fluxo de trabalho.

“Os avanços não param por aí. Já estudamos o uso dos recursos de GIS e topografia do PowerCivil for Brazil em projetos específicos. Isto significa integrar a informação de cadastro das agências governamentais e os dados brutos coletados por nossas equipes de campo”, adianta o engenheiro.

Matéria publicada no Portal Brasil Engenharia – acesse a matéria completa clicando aqui.