Archive for July, 2014

Pontes de Florianópolis podem serem reformadas.

Deinfra ainda tergiversa sobre o caso, mas é indispensável que a Colombo Salles e a Pedro Ivo passem por uma inspeção.

ponteFonte: http://ndonline.com.br/florianopolis

 

 

Contorno Viário da Grande Florianópolis afetará nove aldeias indígenas

contorno

A obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis deve impactar indiretamente na rotina de nove aldeias indígenas da região. Responsável pelo empreendimento, a Autopista Litoral Sul aguarda o parecer da Fundação Nacional do Índio (Funai) sobre o Estudo do Componente Indígena, necessário para o Ibama emitir a licença de instalação, que permite o início das obras. A empresa evita falar em prazos por depender da celeridade dos órgãos do governo, mas garante que o cronograma de obra, cuja conclusão é prevista para daqui a três anos, não deve ser alterado.

As nove aldeias impactadas
Nove aldeias <d03_ponto_texto>Segundo a Funai, devem ser impactadas pelo Contorno Viário da Grande Florianópolis nove aldeias indígenas. O estudo apontando os impactos e as medidas compensatórias foi protocolado em junho na Funai e depende do aval do órgão para que o Ibama libere a licença, que permite o início das obras nos trechos de Biguaçu e Palhoça.

 

Fonte: Via Diário Catarinense site.

Foto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

Autopista e ANTT derrubam prazo para a redução das tarifas

Autopista Litoral Sul, a empresa que administra os pedágios da BR-101 em Santa Catarina, e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) conseguiram derrubar o prazo de 90 dias que havia sido previsto para vigorar as novas tarifas, reduzidas em cerca de 15% (diminuindo de R$ 1,80 para R$ 1,50 para veículos de passeio).

A determinação para que os preços baixassem era do Tribunal de Contas da União (TCU) e estava embasada em uma auditoria que apontou o descumprimento do contrato de concessão da rodovia – principalmente por obras e prazos atrasados sem justificativa. A redução deveria ser aplicada nas cinco praças instaladas no trecho São José dos Pinhais (PR) – Palhoça e valeria a partir do mês de agosto. 

Empresa e agência ingressaram com recurso contra o acórdão 1043/2014, publicado pelo tribunal no dia 24 de abril – o que gerou efeito suspensivo às determinações até que os contra-argumentos protocolados sejam apreciados em definitivo.

O contrato de concessão da rodovia foi assinado em 2008 e até o quinto ano a Autopista não havia executado nenhuma das obras mais importantes.

Fonte: Via http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/