Archive for May, 2014

DNIT assina ordem de serviço da quarta pista no Morro dos Cavalos

morro

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinou nesta segunda-feira a ordem de serviço das obras da quarta pista no trecho da BR-101 na região do Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis.

As máquinas da Setep Construções, empresa de Criciúma contratada, devem começar a trabalhar no local em junho. A região apresenta um dos piores gargalos da rodovia e a nova pista dará vazão ao trânsito durante a construção dos dois túneis que fazem parte do projeto de duplicação da BR-101 e têm prazo de conclusão estimado para o segundo semestre de 2017.

Fonte:

diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2014/05/dnit-assina-ordem-de-servico-para-obras-da-quarta-pista-no-morro-dos-cavalos-4510100.html

Começo da obras da quarta faixa em trecho da BR-101 esbarra na Casa Civil

Em 14 de maio, dois dias após a Funai recuar do acordo que permitiria o início das obras de uma quarta faixa entre os quilômetros 232 e 235 da BR-101, no trecho do Morro dos Cavalos, representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) enviaram comunicado à Casa Civil: o trabalho começaria imediatamente, mesmo sem consenso. Só não seguiram em frente porque foram orientados pelo ministério a esperar o resultado de mais uma reunião — agendada para a próxima sexta-feira.

A Casa Civil interferiu no caso no fim de março, depois de o Ministério da Justiça solicitar apoio para intermediar o acordo entre as partes. Surgiu então um cronograma com uma lista de etapas que o DNIT teria que cumprir para que a Funai concordasse com as obras. E teria sido este o motivo que fez fracassar a última tentativa de negociação.

A principal exigência havia sido cumprida: o projeto foi apresentado à comunidade indígena, readequado conforme as solicitações e reenviado para aprovação. Mas a Funai argumentou que ainda existiam duas pendências: o plano de obras e um programa de educação do trabalhador. Ambos foram entregues na semana passada.

Começo dos trabalhos já tem aval da Justiça

As discussões sobre a faixa extra no trecho de Morro dos Cavalos se arrastam há mais de sete meses, desde que a proposta foi lançada pelo DNIT. E só no último mês foram três visitas à aldeia onde vivem cerca de 200 índios guaranis. Há autorização da Justiça para iniciar as obras, mas o DNIT aguardava um acordo com a Funai para não correr o risco de uma nova decisão judicial interromper os trabalhos durante o serviço.

Fonte:

http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/geral/noticia/2014/05/inicio-das-obras-da-quarta-faixa-em-trecho-da-br-101-esbarra-na-casa-civil-4503909.html

Acesso em 19/05/2014