Presidente do Deinfra diz que não existem problemas na ponte em curva entre Luzerna e Ibicaré

O presidente  do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), esteve visitando à região Meio Oeste. Acompanhado de sua assessoria, Wanderley Agostini esteve visitando as obras que estão em andamento na região, em especial a ponte em curva localizado na Barra do Estreito, e que liga as cidades de Luzerna à Ibicaré.

À nossa reportagem, o presidente do Deinfra confirmou que depois de ouvir inúmeras reclamações de empresários e motoristas da região, de que a ponte era estreita e não oferecia segurança para o tráfego de veiculos grandes, ele chamou para uma conversa em seu gabinete, na capital do Estado, os engenheiros do Departamento e representantes da empresa Sotepa, responsável pela obra.

“Na realidade por ela ser uma ponte em curva, dá impressão e ilusão de ótica de que é estreita, mas nós há 15 dias atrás, em reunião em Florianópolis com os engenheiros da obra e da empresa, tivemos a confirmação de que ela está rigorosamente dentro das normas. O alerta que nós damos aos usuários, é que respeitem a sinalização para não acontecer acidentes”, justificou Agostini.

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Créditos: http://www.radiocatarinense.com.br

Foto: Julnei Bruno

Transferência de 20% da carga da Ponte Hercílio Luz foi realizada com sucesso em Florianópolis

Operação teve como objetivo aliviar a tensão das torres para que agora possam ser iniciadas as próximas etapas do processo de restauração. A atual estrutura da ponte passa a ter contato direto com o suporte provisório.

Pontos de elevação
Foram instalados 54 pontos de elevação ao longo da ponte em dois processos. Em cada um deles, foi colocado um macaco hidráulico. Cerca de 200 profissionais atuaram no processo – 75 em cima da ponte.

“Essa aproximação de 10 centímetros garante a transferência de um peso de 880 toneladas da estrutura da ponte para a estrutura provisória. A aproximação total entre ponte e estrutura provisória, com transferência de 100% da carga, exige um deslocamento de 50 centímetros. Os 80% restantes, ou seja, mais 40 centímetros, serão transferidos em uma nova operação prevista para ocorrer na metade deste ano”, afirma o governo, em nota.

Próxima etapa
O próximo trabalho será no vão central, com a sustentação das barras de olhais. Serão construídas 26 torres, com peso total de 440 toneladas, que vão sustentar as barras de olhais para o trabalho de restauração. Conforme o governo, esse peso extra não poderia ser transferido antes de aliviar o peso total sustentado pela própria ponte.

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Créditos: Foto: Gabriela Machado/RBS TV – Matéria: Site g1.com

SC confirma-se como excelente vitrine do setor rodoviário

A Associação Catarinense de Engenheiros (ACE) promove entre os dias 20 e 23 de novembro de 2016, o 9º Seminário Nacional Modernas Técnicas Rodoviárias. Desde a primeira edição o evento já reuniu mais de 3 mil participantes. Essa edição terá como tema central a modernidade tecnológica nas estruturas rodoviárias com vistas à sustentabilidade.

Durante os quatro dias de evento, acontecerão diversas palestras de engenheiros especializados em assuntos de extrema importância para o segmento. Será apresentado o pensamento de gestores, dirigentes de órgãos públicos e empresas privadas a fim de promover a troca de informações qualificadas e apresentar as últimas novidades em equipamentos, produtos e serviços relacionados a todos os elos da cadeia de infraestrutura, desde o projeto até a manutenção de rodovias, incluindo construção e reparo.

O 9º Seminário Nacional Modernas Técnicas Rodoviárias tem apoio técnico científico de instituições ligadas à engenharia nacional tais como: Confea, Crea-SC, Febrae, Secretaria de Estado da Infraestrutura, Deinfra, Dnit, Ufsc, Unisul, Univali, Fiesc, Acecon e Sinaenco. Conta também com o patrocínio de empresas privadas do setor rodoviário nacional.

Confira mais informações e como participar direto no site do evento: http://www.modernastecnicas2016.com.br/

Fonte: http://www.adjorisc.com.br/economia/santa-catarina-confirma-se-como-excelente-vitrine-do-setor-rodovi%C3%A1rio-1.1946449

BR-101 Sul tem construção de barreiras no km 337, em Tubarão (SC)

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O DNIT/SC inicia nesta quarta-feira, 05, a construção de barreiras de concreto, conhecidas como New Jersey, entre o km 336,5 ao km 337,4 da BR-101 Sul em Tubarão. Com a ponte sobre o Rio Tubarão liberada ao tráfego, restam ainda trabalhos pontuais e complementares, principalmente para construir e instalar elementos de sinalização rodoviária e dispositivos de segurança nesse segmento.

Como o trecho tem pistas já adequadas e liberadas, é necessária a construção do anteparo. O equipamento construtivo, usado para moldar as proteções, está alocado na pista de sentido Florianópolis-POA, próximo da cabeceira Norte da ponte sobre o Rio Tubarão (lado direito). Com os trabalhos, há estreitamento de faixas de rolagem em ambos os sentidos de tráfego, com espaço de obras limitado pela sinalização vertical provisória. A construção segue o cronograma de obras, que já fez a instalação no acesso ao túnel no Morro do Formigão até ao km 339,5.

Para obras na BR-101, acesso à SC-390 fica interrompido

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SC) adverte os motoristas que trafegam pela BR-101 Sul catarinense, que evitem o acesso à SC-390 pela via lateral ao km 337,4, em Tubarão. Esta via lindeira continua em obras e, para o avanço dos trabalhos, o tráfego de veículos está interrompido para entradas e saídas desde julho passado. A interrupção está demarcada pela sinalização provisória de obras.
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Com a mudança, os motoristas que estiverem trafegando no sentido Florianópolis-Porto Alegre e tiverem a necessidade de acesso à SC-390 (ligação de Tubarão com Pedras Grandes, Orleans, Lauro Müller e região serrana catarinense) deverão seguir pelo túnel do Morro do Formigão e fazer o retorno no viaduto de acesso Sul a Tubarão (km 341, na Ceconvest), voltar ao morro e seguir pela alça lateral ao sentido Sul-Norte (km 337). O viaduto de acesso ao bairro Sertão dos Corrêas tem fluxo liberado somente nas pistas elevadas, estando o vão inferior em obras de finalização estética, drenagem e controle de erosão.

Já os motoristas que estiverem seguindo pela SC-390 e desejarem acessar o sentido Norte-Sul da BR-101 Sul é necessária a entrada na alça lateral após a ponte do Rio Tubarão, seguir até o viaduto de acesso ao bairro Morrotes (km 336) e retornar à rodovia federal. Aos usuários que estejam trafegando pelo sentido Porto Alegre-Florianópolis, o acesso à SC-390 não terá alteração assim como os motoristas que foram trafegar para o Norte catarinense.

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Fontes: www.portalveneza.com.br/e fotos por Muriel Ricardo Albonico

Inauguração da nova Ponte de Ilhota

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Governador Raimundo Colombo estará na próxima sexta-feira, ás 15 horas no município para esta inauguração.

Com a presença de lideranças, comunidade e empresários, o Governo do Estado, inaugura no dia 02, sexta-feira, às 15h, uma das obras mais importantes para o Vale, a ponte de Ilhota. Ela que representa uma nova ligação entre a BR-470 e a Rodovia Jorge Lacerda, a nossa SC-412. As duas vias são fundamentais para o tráfego e deslocamento para a população. O projeto garantiu a pavimentação de 2,4 quilômetros de extensão, sendo que 480 metros estão sobre o Rio Itajaí-Açu, além dos serviços de terraplanagem, drenagem e sinalização.

Para esta obra foram investidos R$ 38.832.857,80, sendo que R$ 23.500.000,00 vieram do Governo Federal, através do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) e R$ 15.332.857,80 do Governo de Santa Catarina. A obra foi executada pelo consórcio TEC/Setep.

A nova ponte leva o nome de “Ponte  Cláudio Jeremias Cadorin”, em homenagem ao padre, natural de Nova Trento, mas que atuou na Paróquia São Pio Dez, entre 1984 e 1990, no município de Ilhota. Padre Cláudio sempre foi um defensor da construção de uma ponte que ligasse as duas margens da cidade, para fortalecer a união entre as comunidades. A obra se torna importante para a região devido a ligação com a BR-470, evitando a utilização da balsa e transformando-se assim, na principal entrada para o município.

Segundo o prefeito Daniel Bosi, a ligação promoverá o aquecimento na economia municipal, já que facilitará o acesso para os turistas e é uma obra aguardada por toda a população.

Créditos da matéria: Via Blog do Jaime

Créditos da foto: Guilherme Spengler

Trabalhos unem via municipal sob viaduto da BR-101 Sul/SC

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Na semana passada (26/08), o DNIT/SC, através dos trabalhos do consórcio Setep-Sotepa, finalizou a escavação do terreno para ligar os dois segmentos da via municipal. A drenagem pode ser continuada e parte da futura alça de incorporação, no bordo esquerdo (sentido Sul-Norte) já toma forma. Além disso, os trabalhos de conformação de taludes, instalação de grama em leivas contra erosão e a finalização estética na estrutura vão moldando mais esta travessia, a última em construção no empreendimento de duplicação.

Para os trabalhos, as comunidades terão que adequar a interrupção no acesso ao bairro de Cruzeiro, pela alça lateral existente. Os moradores, lindeiros ao km 339 não terão temporariamente o acesso pela rua Marechal Deodoro partindo da rodovia federal. Por conta dos trabalhos para construção da pista inferior sobre o viaduto erguido neste trecho, a alça lateral paralela ao sentido Sul-Norte está interrompida. Para acesso ao bairro é necessária a entrada e saída pela comunidade de Fábio Silva.

Também a comunidade de Sertão dos Corrêas deve seguir os desvios existentes para acesso e saída do bairro.

Toda a frente de obras vai continuar ativa na próxima semana, dentro das condições de tempo estável. Todas as frentes, interrupções e pistas em construção têm sinalização provisória de obras para delimitar o tráfego de veículos. Para informações do avanço de obras, o DNIT e o consórcio Concremat-Tecnosolo-WorleyPars ons (Gestão Ambiental) disponibiliza os canais de interação pelo telefone 0800 6030 101 e pelos links úteis no site www.101sul.com.br.

Fonte: https://www.portalveneza.com.br/trabalhos-unem-via-municipal-sob-viaduto-101-sulsc/

DNIT/SC alerta para interrupção em trânsito da BR-101 nesta quinta e sexta-feira

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – Superintendência Regional de Santa Catarina, alerta aos motoristas que trafegarem pela BR-101 Sul nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12 de agosto, que haverá trabalhos de recomposição do pavimento asfáltico sobre a ponte do Rio Tubarão, que abriga atualmente o fluxo da rodovia federal. Com isso, será necessário realizar interrupção controlada pelo sistema “Pare, Siga”, onde um sentido de tráfego é interrompido para que o outro se movimente e, assim, sucessivamente.
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Os trabalhos e a interrupção começam às oito horas da manhã e vão se estender até às 17 horas. Toda a operação terá o controle de logística feito por equipes do consórcio Setep-Sotepa, contratados para o empreendimento das obras complementares à duplicação da BR-101 Sul catarinense. A ponte sobre o Rio Tubarão está localizada no km 337 e abriga o fluxo de veículos em duplo sentido de circulação.

Fonte da matéria: https://www.portalveneza.com.br/dnitsc-alerta-para-interrupcao-transito-101-nesta-quinta-sexta-feira/

Créditos da foto: Muriel Ricardo Albonico

Passarela começa a ter pilares instalados na BR-101 Sul

O consórcio das empresas Setep-Sotepa, contratado pelo DNIT para executar o lote de OCs, já instalou dez dos quatorze pilares previstos pelo projeto, todos no lado direito das pistas (sentido Norte-Sul). Os trabalhos de instalação de pilares ainda não foram iniciados na rampa do sentido oposto, atividade que será iniciada nos próximos dias. passarela Para dar espaço à frente de obras é preciso estreitar parte das ruas José Alberto Nunes e Amarildo José da Rosa. Atenção redobrada para os motoristas que trafegarem pelas ruas laterais, pois alocação de trabalhadores e equipamentos nos locais em obras. Os trabalhos vão continuar, nesta passarela, na próxima semana, o que requer cuidados e atenção redobrados dos motoristas e pedestres.

Colaboração: Muriel Albonico / Dnit

Fonte: http://www.engeplus.com.br/noticia/transito/2016/passarela-comeca-a-ter-pilares-instalados-na-br-101/